Psicoterapia

psicoterapia

Também conhecida por Psicologia Clínica, a Psicoterapia é uma maneira de procurar resolver problemas pontuais de âmbito emocional, comportamental ou cognitivo dos pacientes. Ela é desenvolvida através da aplicação de conhecimentos específicos, ou seja, consiste em um tratamento no qual são aplicadas técnicas de psicopatologia e psicologia. Ela ajuda as pessoas a lidar com uma série de males da vida moderna, como o estado de sofrimento que acaba por culminar em casos de depressão, crises existenciais, conflitos pessoais, entre outros.

Tratamento

Durante o tratamento da psicoterapia, a pessoa tem a oportunidade de alcançar um amadurecimento e crescimento pessoal muito benéfico para o bem-estar, ajudando, inclusive, a lidar com os possíveis problemas que podem aparecer diariamente. Ao longo das sessões, o psicoterapeuta permite ao paciente criar uma intimidade maior consigo mesmo, transformando a maneira como o indivíduo enxerga certos padrões e estereótipos que podem estar atrapalhando a saúde mental e a maneira como ele vive. Alguns especialistas chegam a afirmar que a psicoterapia pode ser considerada como uma “educação para a vida”, pois devido a aplicação dos seus conceitos, ela ajuda a estabelecer certos limites que poderão ser aplicados na direção da vida como um todo.

As consultas de psicoterapia podem ser feitas individualmente ou em grupo, seja em um consultório ou em um ambiente onde a pessoa se sinta confortável para compartilhar os males que a afeta.

Psicoterapia x psicologia

É muito comum haver certa confusão entre o papel da psicologia e o da psicoterapia. Enquanto a primeira atua diretamente em um sintoma específico, visando solucionar um ponto estabelecido, a outra possui uma abrangência muito maior. O seu tratamento é aprofundado, fazendo com que o paciente se permita ter uma compreensão mais completa não só de si mesmo, mas também dos elementos que o rodeiam.

Outra diferença entre Psicoterapia e Psicologia é que o profissional não precisa ter obrigatoriamente formação em psicologia. Embora muitos psicoterapeutas tenham o diploma de psicologia, existem cursos específicos para essa área.

Casos em que pode ser usada a psicoterapia

Por permitir transformações importantes no comportamento humano, existem alguns casos em que a aplicação da psicoterapia é mais comum, como, por exemplo:

  • Transtornos envolvendo a personalidade: existem algumas doenças que influenciam especificamente a personalidade das pessoas, como os casos de paranoide, esquizoide, borderline, etc.
  • Crises existenciais: Alguns momentos da vida acabam por interferir na vida da pessoa e trazem à tona certas crises existenciais originadas pela perda de uma pessoa querida, perda do emprego, entre outras.Além disso, também há as mudanças de fases da vida, como a adolescência, por exemplo.
  • Conflitos pessoais: crises causadas por um divórcio, por exemplo, ou outros casos ligados à família, etc.
  • Transtornos psicológicos: Como os casos de fobia, anorexia, depressão, pânico, entre outros.

Benefícios da Psicoterapia

Os benefícios encontrados nesse tratamento são os mais diversos, tais como:
Adquirir novos meios para conduzir melhor a vida, longe de imagens estereotipadas, que podem prejudicar muito o bem-estar.

  • Atingir um amadurecimento psicológico.
  • Expandir as habilidades de auto-reflexão.
  • Fortalecimento psicológico profundo através da aplicação das suas técnicas.